Pragas na cana-de-açúcar: Quais os danos que podem causar?
- 23/03/2023
Assim como na maior parte das culturas agrícolas, a Cana-de-açúcar pode ter grande parte do seu potencial produtivo afetado pela presença de pragas agrícolas, que podem causar diversos danos diretos e indiretos na lavoura.
Dentre as principais pragas, os insetos se destacam. O Bicudo-da-cana, a broca-da-cana e a cigarrinha-das-raízes se destacam por serem as pragas primárias da cultura, ou seja, que possuem um alto potencial de causar danos e também de estarem presentes em altas populações em diversos estados e sistemas produtivos no Brasil.
Desta maneira, se faz fundamental conhecer a biologia e o funcionamento de cada um dos insetos, de forma a melhorar o manejo e tornar os canaviais cada vez mais produtivos. Uma das maneiras de diferenciar os insetos é pela ordem a qual pertencem, de acordo com a taxonomia.
A diferenciação pela ordem, e posteriormente, família, gênero e espécie permite a realização de escolhas mais assertivas para o manejo, seja ele por meio de produtos químicos, biológicos ou por meio de transgenia.
Mas quais os danos de fato de cada um desses insetos, e principalmente, como manejá-los? Quando podemos aplicar um produto e ter rentabilidade? Qual o nível de controle e dano econômico?
Estes e outros assuntos fundamentais no controle de pragas são discutidos em detalhes na aula do professor José Rossato, já disponível para o acesso imediato para os inscritos no curso intensivo de manejo agrícola da cana-de-açúcar