Hormônios vegetais: promotores e inibidores de crescimento
- 23/01/2023
Para entender o funcionamento de uma planta, desde sua germinação, é importante que se tenha um conhecimento claro do que são de fato, os hormônios vegetais, bem como seu funcionamento nas plantas. Dentre os hormônios, nós temos os promotores de crescimento e os inibidores. Vamos entendê-los:
Promotores
Os promotores de crescimento são as auxinas, citocininas e giberelinas, que atuam, cada um de sua maneira, no crescimento e desenvolvimento dos vegetais.
- As auxinas são responsáveis pelo crescimento das raízes e da parte aérea, mas também de todos os meristemas. Também estão ligadas aos tropismos, ou seja, o direcionamento do crescimento, à dominância apical e formação de embriões.
- As giberelinas também são ligadas ao crescimento, estiolamento, floração e germinação das plantas. Contudo, não atuam nos meristemas, como as auxinas.
- As citocininas são consideradas o hormônio da juventude devido a sua capacidade de estimular a divisão celular,e portanto, aumentar o número de células no vegetal.
Inibidores
Como todos os processos na natureza, podemos ver que há um equilíbrio entre os hormônios que estimulam e os que inibem o crescimento dos vegetais, e pequenas diferenças neste equilíbrio irão determinar se tenderá a crescer ou senescer. Dentre os hormônios inibidores, nós temos o ácido abscísico e o etileno.
- O etileno é considerado o hormônio da morte, mas suas funções vão muito além disso. É também responsável pela abscisão foliar e maturação de flores e frutos.
- O ácido abscísico induz a produção de etileno, mas também evita que a planta desidrate, mantendo os estômatos fechados em condições de deficiência hídrica. Outra função fundamental deste hormônio é que suas altas concentrações evitam que uma semente germine em quando ainda está na planta.