A importância do ferro para as plantas
- 17/02/2023
O ferro é fundamental para diversos processos bioquímicos dentro dos vegetais, e normalmente é um dos micronutrientes mais absorvidos nos vegetais, importante para diversas funções dentro das células. O Fe é um dos compositores das proteínas de transferência energética, como as ferredoxinas, e também da leg-hemoglobina, molécula fundamental para a fixação biológica do nitrogênio nas leguminosas.
O ferro é o segundo elemento mais disponível na crosta terrestre, perdendo apenas para o alumínio. Desta forma, mesmo em solos intemperizados, como no caso da maioria dos solos brasileiros, o ferro se apresenta em grandes quantidades, que normalmente são o suficiente para suprir as necessidades fisiológicas dos vegetais em seu ciclo de vida, não necessitando de adubação.
Por conta de sua disponibilidade natural, a deficiência de ferro é difícil de ser vista em experimentos com solo, mesmo sem adubação. A deficiência de ferro pode ser visualizada, com maiores detalhes, em experimentos bem feitos em solução nutritiva.
Se apresenta nos solos em sua forma 3+ ou 2+, dependendo das condições locais. Além disso, forma os óxidos de ferro nos solos, o que é especialmente relevante para os solos mais argilosos e intemperizados, como no caso dos latossolos brasileiros.
Assim, apesar de sua disponibilidade total ser alta, o ferro em solução normalmente está em concentrações menores, as quais não causam problemas de toxicidade para as plantas.
Contudo, vale lembrar aqui que a dinâmica do ferro no solo depende diretamente do pH, e assim como os demais micronutrientes metálicos, diminui conforme o pH aumenta. Dessa maneira, pode-se controlar a disponibilidade deste e dos demais nutrientes que se comportam desta maneira no solo com os corretivos de acidez.