Como as plantas absorvem água e nutrientes
- 18/01/2023
Como funciona a molécula de água
A água é a substância que permitiu que o desenvolvimento da vida ocorresse da forma com que nós a conhecemos. Até o presente momento, não foi encontrada nenhuma forma de vida que não dependesse deste precioso recurso natural para seu desenvolvimento. Mas você sabe a razão pela qual a água é fundamental?
Como vimos no colégio, a água é uma substância neutra, polar, que atua como solvente universal. Isso significa que possui a característica de dissolver diversos solutos, e de forma extremamente eficiente. Além disso, a água possui um alto calor específico, e já vamos entender o porquê esta característica confere à água seu devido papel na fisiologia de plantas.
Formada por um átomo de oxigênio e dois de hidrogênio, a água possui diferenças de cargas em cada um de seus “polos”, denominada de momento dipolo. Isso, além de sua geometria angular, conferem a ela a polaridade. Contudo, devido ao fato de o oxigênio ser um elemento eletronegativo, este forma pontes de hidrogênio com moléculas de água adjacentes, atraindo a parte positiva da molécula (H) com a parte negativa (O). Essa forte atração é responsável por uma importante propriedade molecular: a coesão.
A coesão, que remete diretamente nesta atração entre as moléculas, atua de forma essencial em um dos processos mais importantes nas plantas, uma vez que está envolvida com outra propriedade física da água: a capilaridade.
Antes de falarmos sobre a capilaridade em si, devemos voltar a atenção a dois conceitos mais básicos: adesão e tensão superficial
A adesão é, simplificadamente, a propriedade física que confere à água a atração por superfícies sólidas. Já a tensão superficial é definida como uma força proveniente da coesão, ou seja, diz respeito à interação entre as moléculas de um líquido com as de um gás. Normalmente, esse gás é o ar atmosférico
A capilaridade, portanto, é uma propriedade física, resultante da interação entre as três propriedades vistas anteriormente: o efeito de líquidos se moverem em tubos finos.
Estes tubos podem ser em vidrarias químicas, canudos ou vasos condutores de plantas superiores. E vale ressaltar: esta propriedade normalmente é mais forte que a força da gravidade, resultando, como você já sabe, na possibilidade de árvores que passam dos 80 metros de altura; e sem o uso de bombas!